Servidores do Saean realizam limpeza de decantador da ETA 2

Procedimento é realizado de 30 em 30 dias 

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) realizou a limpeza de um dos decantadores do sistema de tratamento de água nogueirense. A manutenção, que ocorre mensalmente, ocorreu na ETA 2 nesta quinta-feira (10). Durante a limpeza são retirados barro e lodo que ficam no fundo do tanque.

A lavagem periódica é realizada de 30 em 30 dias pelos servidores da autarquia. “Esse trabalho é muito importante para evitar que a sujeira prejudique o processo e a qualidade da água fornecida por nós”, diz a presidente do Saean, Gabriela Montoya. Após finalizar o procedimento, todos os dejetos (lama e barro) são dispensados em locais apropriados para que não haja prejuízos ao Meio Ambiente.

O que é um decantador?

O decantador da ETA é composto por um tanque retangular em concreto armado e por uma série de equipamentos eletromecânicos necessários para o seu funcionamento.

Assim que a água chega à estação de tratamento, a água passa por um processo específico de tratamento, que envolve a pré-desinfecção, eliminando microorganismos; coagulação e floculação; decantação e filtragem. Após a filtragem, a água passa por um processo final onde é feita a fluoretação, correção de pH e teor de cloro final. Somente depois de todo esse processo, por gravidade, a água é distribuída à população.

Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo e lama, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.

Relacionadas