Secretaria de Saúde inicia ações de conscientização do Outubro Rosa

Ao longo do mês haverá uma programação com ações nas Unidades de Saúde e três eventos especiais para o público feminino

Hoje (03) a secretaria de Saúde, junto ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), deram início as ações do Outubro Rosa, movimento que nasceu na década de 90 com o intuito de estimular a participação no controle do câncer de mama. O marco inicial no município foi uma palestra aberta às mulheres sobre prevenção ao câncer feminino. O segundo evento especial também será uma palestra, no dia 24, às 19h,  onde o Dr. José Carlos Campos, especialista em oncologia ginecológica e patologia mamária, irá falar sobre como evitar o câncer de mama. O último evento especial será uma caminhada em apoio a campanha do Outubro Rosa, com início na às 07h30 na Praça do Coreto, no domingo, dia 29.

Mais de 60 mulheres estiveram presentes na palestra que foi o marco inicial da campanha em Artur Nogueira. Zezé da Saúde, vice-prefeita, ficou feliz ao ver a quantidade de mulheres que foram ao local. “Apesar de estarmos com bastante mulheres aqui, devemos repassar essas informações, pois o objetivo é conscientizar o máximo de mulheres possível”, relata Zezé. O prefeito Ivan Vicensotti considera a ação muito importante para o município. “Graças às mulheres e o cuidado delas existimos, e as ações de conscientização são muito importantes, pois irão levar mais saúde para nossas queridas mulheres nogueirenses”, afirma Ivan.

As ações que acontecerão ao longo do mês nas Unidades de Saúde tem a intenção de estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de alertar sobre outras prevenções para a saúde da mulher. A médica Dr. Cláudia Amaral, especialista em ginecologia, deixou claro, em sua palestra no Teatro “O Fingidor”, que não vê a saúde feminina como algo complexo e sim maravilhoso. “O medo é um dos principais obstáculos para o tratamento do câncer de mama, mas as mulheres precisam entender que independente do tamanho da montanha devemos encará-la, subir até chegar ao outro lado”, explica Dr. Cláudia.

Asscom

Relacionadas