Saean lança Campanha de Estiagem para evitar falta de água

Consórcio PCJ alerta para chuvas abaixo da média esse ano; Saean incentiva redução do consumo de água nas casas

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) lança, nesta segunda-feira (10), a Campanha de Estiagem “Economizar é fácil, ficar sem é difícil”. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o consumo consciente e alertar a população nogueirense sobre os riscos de falta de água, em virtude das chuvas abaixo da média. 

O período de estiagem se iniciará em julho e se estenderá até outubro de 2021, e a autarquia incentiva a redução do consumo de água nas residências do município (confira lista de ações preventivas abaixo). Além da divulgação nas redes sociais, o Saean contará com agentes que orientarão a população contra o desperdício. 

“Estamos em alerta, pois desde de 2017 a região tem registrado chuvas abaixo da média, e a previsão é que a situação seja ainda pior esse ano. Em tempos de escassez, é fundamental a discussão de planos alternativos, e principalmente eficazes, de redução do consumo e desperdício da água”, destaca a superintendente do Saean, Gabriela Montoya.  

A presidente da autarquia frisa ainda que no ano de 2020 só choveu em novembro. “Este ano parece que as chuvas já pararam”, diz. De acordo com Gabriela, ao longo do período de estiagem serão divulgadas peças publicitárias educativas e textos informativos sobre o consumo consciente. 

As ações preventivas tendem a evitar que os reservatórios não entrem em estado de emergência, evitando o racionamento e outras consequências decorrentes da estiagem. “Uma pequena atitude diária nossa faz toda a diferença na preservação dos recursos hídricos e, também, na conta de água”, frisa.

CHUVA ABAIXO DA MÉDIA

Segundo dados do Consórcio PCJ, do qual Artur Nogueira faz parte, em 2017 choveu 14% abaixo do esperado, e no ano seguinte, em 2018, choveu 20% menos que o estimado. Em 2019 e 2020 os níveis de precipitação foram 12% e 23% menores que o esperado, respectivamente.

Ainda segundo o consórcio, a região vem de quatro anos com chuvas abaixo do esperado, e tem fechado o primeiro trimestre de 2021 com 20% menos precipitações que o estimado, o que acende o sinal de alerta.

PEQUENAS ATITUDES

O Saean ressalta que pequenas atitudes podem colaborar com preservação dos recursos hídricos e economizar na conta de água. Confira abaixo algumas dicas para usar a água com responsabilidade:

– Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa;
– Evite banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado;
– Feche a torneira ao escovar os dentes;
– Opte por vassoura e balde para lavar o quintal;
– Use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol;
– Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem;
– Regule as válvulas de descarga;
– Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando.
– Acompanhe a campanha em nossas mídias sociais e compartilhe.

Relacionadas