Saean capacita funcionários para funcionamento da ETE Stocco

Previsão é que a estação comece a funcionar em 30 dias – garantindo 100  de esgoto tratado em Artur Nogueira

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira  (Saean) tem capacitado os novos funcionários que irão operar a ETE Stocco. O treinamento teve início na quarta-feira (3), e acontece na ETE Três barras.  A previsão é que a nova estação comece a funcionar em 30 dias – garantindo 100 % de esgoto tratado na cidade. 

Segundo a autarquia, a Estação de Tratamento de Esgoto finalmente está pronta para operar em Artur Nogueira, após anos de obra parada e ondas de furtos. As bombas foram ligadas no sábado 27 de fevereiro, a fim de testar o bom funcionamento da ETE. 

Assim que inaugurada, a população nogueirense contará com 100% do esgoto tratado. Isso porque, a ETE Stocco é responsável pelo tratamento de 65% dos dejetos produzidos pela população. Até então, apenas 35% do esgoto de Artur Nogueira era tratado, pela ETE Três Barras. 

Além da inconclusão da obra, a estação vinha sofrendo vários furtos desde que a construção foi iniciada. O mais recente ocorreu em janeiro, em que foram subtraídos mais de R$  200 mil em equipamentos.

“Assim que eu assumi eu repus esses equipamentos, terminei o emissário que não estava pronto e, finalmente, a gente conseguiu ligar as bombas da ETE Stocco. Daqui a 60 dias, teremos 100% do esgoto tratado. Espero que a população reconheça o esforço da nova gestão, que está empenhada em melhorias para a cidade”, destacou a superintendente do Saean, Gabriela Montoya.

O prefeito Lucas Sia (PSD) também comemorou a conquista. “É com grande satisfação que anunciamos mais um problema solucionado. Após anos de luta, a população nogueirense finalmente contará com um serviço de tratamento de esgoto de qualidade. Novas melhorias ainda estão por vir”, ressaltou Sia.

Relacionadas