Prefeitura promove “Operação Corta-Fogo 2021”

Treinamento será feito com Corpo de Bombeiro de Limeira para equipe da Defesa Civil nogueirense, de Cosmópolis e Engenheiro Coelho

A Defesa Civil de Artur Nogueira participa do Treinamento Operacional do Corta-Fogo nessa quarta-feira (26). A capacitação ocorrerá a partir das 9h no Núcleo Administrativo e seguirá os protocolos sanitários. Realizada em parceria com o Corpo de Bombeiro de Limeira, a atividade faz parte da Operação Estiagem 2021. Estão previstas algumas ações, envolvendo atividades teóricas e práticas.

Participam do treinamento a equipe da Defesa Civil de Engenheiro Coelho, Cosmópolis, além de Artur Nogueira. O objetivo da iniciativa é minimizar os efeitos previsíveis que ocorrem na cidade no período de estiagem, otimizar os recursos existentes e antecipar os riscos, em função da baixa umidade do ar, de quedas bruscas de temperatura e de falta de chuvas. 

“É muito importante reforçar os conhecimentos sobre incêndios. Além disso, essa oportunidade trará novas informações e experiências de combate ao fogo. Temos investido muito em treinamentos e conscientizações sobre o período crítico de estiagem”, disse dr Roberto Daher, secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Artur Nogueira Cícero Gomes, as aulas práticas e teóricas serão ministradas pelo sargento Crucello e o cabo Guaraci com o Corpo de Bombeiros de Limeira.

Estiagem

A estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas e períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Nesta época, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias. Também nesta época, há aumento do perigo de incêndios em matas e florestas.

Relacionadas