Prefeitura faz parceria e oferece atendimento avançado  

A Prefeitura fez uma parceria com o Centro de Equoterapia e Equitação J.T. para atender as pessoas que estavam na fila de espera do Departamento Regional de Saúde (DRS) na psiquiatria infantil. Os pacientes foram direcionados à equoterapia e passaram por uma avaliação que os capacitou a seguirem com o tratamento. Por mês são disponibilizadas 15 vagas.

A equoterapia, também conhecida como hipoterapia, é um tipo de tratamento que se utiliza de cavalos para melhorar o desenvolvimento da mente e do corpo. Pessoas com síndrome de down, paralisia cerebral, déficit de atenção e até hiperatividade podem ser beneficiadas com esse tratamento diferenciado. De acordo com a terapeuta Ludimila Zanardo de Freitas, esse é um recurso completo. “O cavalo entra como um método terapêutico trazendo ao paciente a responsabilidade sobre o animal, melhorando o equilíbrio, autoconfiança e vários outros aspectos.”, afirma Ludimila.

Maria aparecida Marques, mãe de um dos pacientes atendidos pela parceria conta como está sendo a experiência: “O jorge dava muito trabalho em casa. Era uma criança muito hiperativa e eu já tinha recebido diversas reclamações das escolas que ele estudava. Assim que começou o tratamento, já consegui ver resultados. Hoje eu agradeço ao prefeito Ivan vicensotti pela iniciativa porque eu não teria condições de pagar por um tratamento desse e essa administração olhou com carinho para a nossa situação.” agradeceu.

O Prefeito Ivan Vicensotti se pronunciou quanto à parceria e a afirmou que essa parceria é apenas o início de muitas outras. “Ver a recuperação das crianças é ter a consciência tranquila de que o trabalho está sendo feito da melhor maneira possível. Um projeto como esse precisa ser valorizado e nós estamos lutando por isso”, declarou o prefeito.

É importante ressaltar que o encaminhamento à equoterapia é feito através dos profissionais da Secretaria municipal de saúde e o atendimento é feito após triagem.

Relacionadas