Prefeitura faz limpeza de bocas de lobo e bueiros para evitar alagamentos

Medida visa evitar acúmulo de lixo e entulho que prejudicam o escoamento de água nos locais

A Prefeitura de Artur Nogueira iniciou nesta sexta-feira (15) a limpeza de bueiros e bocas de lobos. A execução do serviço é importante ser feita principalmente em períodos chuvosos, onde há alto volume de escoamento de água. Assim, a medida adotada previne alagamentos já que todo lixo e entulho estão sendo retirados para evitar obstruções nos locais.

A ação teve início no bairro São Vicente, local conhecido pelo histórico de alagamentos. Hoje, o trabalho também segue pela avenida Santos Dumont e entorno da Lagoa dos Pássaros, mais precisamente no cruzamento da rua Ernesto Tagliari com a rua João Pulz. 

O Secretário de Obras e Serviços Joaquim Chaves Pinheiro acompanhou o trabalho dos profissionais e se mostrou muito otimista com o resultado apresentado. “A prevenção sempre é o melhor caminho para que não tenhamos alagamentos. Iremos sempre estar à disposição da população para que possamos fazer mais obras que visam a melhoria da nossa cidade”, exclamou.

José Adorno, morador do São Vicente a mais de 40 anos, ficou entusiasmado com a iniciativa adotada pela atual gestão municipal. “Foram poucas as vezes que presenciei o trabalho que está sendo feito. Nós que moramos aqui no local mais baixo do bairro sempre sofremos muito com a chuva”, lamentou. Adorno acredita que é preciso ter planejamento. “Todo o escoamento de água dos bairros que ficam acima chegam até aqui e o nível é muito grande. Os bueiros não aguentam e alaga tudo. Essa medida é muito necessária”, defendeu. 

De acordo com a Prefeitura de Artur Nogueira, a limpeza deve ocorrer a cada 6 meses, ou seja, tanto no período de estiagem quanto no período chuvoso. A limpeza retira detritos dos bueiros e, principalmente, lixo como embalagens plásticas, restos provenientes de construções, entre outros objetos que impedem a passagem de água. Por esse motivo, o Poder Executivo aconselha que toda a população se conscientize em realizar descarte de lixo de maneira correta.

Relacionadas