Prefeitura adquire nova câmara fria para armazenamento de vacinas

Câmara fria registra os dados do período da conservação e possui sistema de alarmes em casos de anormalidade

A sala de vacinas de Artur Nogueira recebeu, nesta segunda-feira (21), mais uma uma câmara fria, que servirá como um importante reforço no acondicionamento dos imunizantes contra gripe, Covid-19 e demais doenças virais e bacterianas. O equipamento, adquirido pela Prefeitura Municipal por meio de repasse federal, registra os dados do período da conservação e possui sistema de alarmes em casos de anormalidade. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária (VISA), Angela Pulz Delgado, o equipamento opera com temperaturas entre 2°C e 8°C e serve para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. A câmara de conservação, de uso médico-hospitalar, tem capacidade de 510 litros – o que equivale a cerca de 24 mil doses.

Angela destaca que o equipamento trará ainda mais qualidade para a sala de vacinas, aumentando a capacidade de armazenamento dos imunizantes e medicamentos. “A câmara fria tem a garantia de conservar os medicamentos na temperatura ideal, com bateria que evita a mudança de temperatura no caso de eventual oscilação elétrica”.

Vale destacar que, em casos de queda de energia, a câmara conta com um sistema de baterias que mantêm os imunizantes refrigerados em até 72 horas, evitando assim possíveis desperdícios de doses. Com a nova aquisição, avaliada em R$ 21 mil, Artur Nogueira conta agora com 10 câmaras frias distribuídas em salas de vacina do município, e outras três na sala de armazenamento central.

Relacionadas