Outubro Rosa tem resultados positivos em Artur Nogueira

Depois de todas as ações junto a população feminina do município, a secretaria de Saúde divulga os números de atendimentos e exames realizados

As ações que aconteceram durante o mês de outubro na cidade fazem parte da Campanha do Outubro Rosa e tiveram como objetivo alertar, valorizar, conscientizar e cuidar da saúde das mulheres nogueirenses, principalmente com relação ao câncer de mama. A secretaria de Saúde fez um levantamento dos números de atendimentos e exames realizados, o que mostrou um bom aproveitamento da população, mas também que algumas mulheres agendaram e não compareceram às consultas.

Foram 287 exames de mamografia agendados, porém 26 mulheres não compareceram. Logo, foram realizados 261 exames de mamografia, 72 no Mama Móvel, que esteve na cidade realizando os exames, além de outros 189 no Centro de Especialidades Médicas. Já os exames de ultrassonografia transvaginal foram agendados 119, mas realizados somente 89 pelo não comparecimento à consulta. Para a ultrassonografia pélvica foram agendados 16 exames, e realizados 13. Outro exame importante é a ultrassonografia mamaria bilateral, foram 108 exames agendados e apenas 74 deles realizados.

A secretária de Saúde, dr. Sandra Gaído, comemora os resultados. “Apesar de ter tido um número considerável de mulheres que agendaram e não compareceram, o saldo é positivo, foram muitos atendimentos realizados e mulheres que participaram das ações durante o mês”, relata dr. Sandra. O Prefeito Ivan Vicensotti ressalta a importância das mulheres continuar se cuidando. “lamentavelmente, perdi minha mãe para um câncer de mama em 2012, por isso sempre insisto no assunto com as mulheres da nossa cidade. Sabemos da importância delas em várias frentes da nossa sociedade, por isso é importante que continuem realizando exames de prevenção e se cuidando sempre”, aconselha Ivan.

Asscom

Relacionadas