“as pessoas que possuem hipertensão e diabetes, tem esse acompanhamento especializado durante a semana”

Ontem (30) o NASF (Núcleo de Assistência a Saúde da Família) foi dia do Arraiá do grupo HiperDia, grupo que cuida dos hipertensos e a diabéticos em Artur Nogueira, o evento aconteceu no Salão do Grupo Vida Nova. A confraternização entre os participantes teve muita música , comidas típicas e até quadrilha junina.

O HiperDia é coordenado por Vanessa Torres Multini, e sua equipe é composta por psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, educador físico, enfermeiros, técnicos, assistente social e fonoaudiólogo. Priscila Rissi, psicóloga do grupo, explica que o trabalho é realizado diariamente: “as pessoas que possuem hipertensão e diabetes, tem esse acompanhamento especializado durante a semana e é de grande importância, hoje é dia de confraternizar com os demais que enfrentam os mesmos problemas”, esclarece.

A vice prefeita, Zezé da Saúde, que também prestigiou o evento, reafirma o compromisso que a gestão municipal tem com a saúde: “Quando conseguimos deixar o nogueirense bem, na parte física e mental e, principalmente, na saúde, os gastos diminuem e a qualidade de vida acaba tendo uma melhoria significativa. Isso é muito bom para as famílias e para o município”.

Dr Sandra Gaido, secretária de saúde, acompanhou o HiperDia e disse que o principal objetivo é a prevenção. Para  ela “o Núcleo de Assistência a Saúde da Família trabalha para que cada dia mais a população fique mais saudável. Por isso colocamos a disposição profissionais da Saúde para fazer o acompanhamento dessas pessoas”.