Lucas Sia retoma pregão eletrônico para garantir transparência e segurança

Pregão eletrônico também proporciona economia para as contas públicas, uma vez que todo o país pode ter acesso e concorrer, além de agilidade

A Prefeitura de Artur Nogueira voltará a realizar pregões eletrônicos para compra de bens e serviços no município. Essa é uma modalidade licitatória ágil, transparente e que possibilita uma negociação eficaz entre a administração pública e os licitantes. Além disso, o pregão eletrônico proporciona economia para as contas públicas, uma vez que todo o país pode ter acesso e concorrer ao pregão, aumentando a disputa da licitação. 

“O pregão eletrônico voltou a ser praticado para garantir mais transparência, agilidade e economia nas compras de bens e serviços públicos do município. Nossa gestão preza pela inovação e transparência e, principalmente, preza pela economia para os cofres municipais. Aos poucos estamos nos adequando e colocando em prática o que determina a lei”, destacou o prefeito Lucas Sia (PSD). 

A substituição do pregão presencial pelo eletrônico acontecerá no próximo mês. A licitação será realizará no dia 05 de abril para a compra de ovos de páscoa aos alunos da rede municipal de ensino, bem como para atender projetos assistenciais. O último pregão eletrônico no município ocorreu em 2015.

Em Artur Nogueira, o pregão eletrônico será realizado em sessão pública, por meio da internet, mediante condições de segurança – criptografia e autenticação – em todas as suas fases. Os trabalhos serão conduzidos por servidor concursado do município, designado e denominado pregoeiro. “Os servidores que irão operar o pregão eletrônico foram capacitados em tempo recorde”, pontuou Sia. 

No Brasil, o processo já é realizado há cerca de 20 anos em diversas cidades, além de órgãos públicos estaduais. Já no Governo Federal ele é utilizado desde 2002. 

As empresas interessadas em participar do pregão devem acessar o endereço eletrônico para conhecer as especificações da licitação. Vale destacar que as empresas devem ter atividade compatível com o objeto a ser licitado. O edital com as regras e informações sobre o pregão em Artur Nogueira também podem ser conferido no Portal da Transparência.

Relacionadas