Lucas Sia enaltece participação de Celso Capato na construção da ETE Sítio Novo

Obra foi iniciada por Capato e, ao final de 2016, ela estava 85% concluída

Após anunciar a inauguração da Estação de Tratamento (ETE) Sítio Novo – antiga ETE Stocco -, o prefeito Lucas Sia (PSD) enalteceu a participação do ex-prefeito e presidente do PSD, Celso Capato, durante a construção do empreendimento que possibilitará que 100% do esgoto da cidade seja tratado. 

Sia explica que, ao final de 2016, a obra estava 85% concluída. Faltando apenas 15% para que ela pudesse ser finalizada e entrar em operação, a ETE Sítio Novo ficou paralisada nos últimos quatro anos. A inauguração acontecerá sete meses após Sia assumir a Prefeitura. 

O chefe do Executivo ainda lembra que a ETE Três Barras, que trata 33% do esgoto nogueirense, foi inaugurada na gestão de Celso. “Esse trabalho iniciou na gestão do meu amigo Celso Capato, e é um grande orgulho para nossa administração poder entregar esse empreendimento e marco da preservação ambiental do município. Tratar 100% do esgoto é algo importantíssimo que nos coloca em destaque na região, no Estado de São Paulo e, também, no país. Agradeço a todos os envolvidos nesse empreendimento”, disse. 

A ETE 

As obras iniciaram em 2014, porém a Estação entrou em operação apenas neste ano de 2021 após conclusão do empreendimento pela nova administração do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean). Com o término da ETE, o município passa a ter 100% de esgoto tratado.

A ETE Sítio Novo tem capacidade para tratar 67% do esgoto local, já a ETE Três Barras (inaugurada em 2016) opera tratando 33%. Dessa forma, o município nogueirense entra para o seleto grupo de cidades do Brasil que realiza o tratamento de 100% do esgoto. 

A capacidade da ETE é de 300m³ de esgoto por hora, atendendo cerca de 40 mil habitantes. No entanto, pode ser ampliada.

Relacionadas