Frio intenso: Prefeitura intensifica assistência aos moradores em situação de rua

Após parceria, moradores poderão se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação 

A meteorologia aponta que os próximos dias serão de frio intenso, com os termômetros podendo chegar aos 4º C e com sensação térmica de 0°C. Essa época do ano pode até ser agradável para quem tem uma casa e cobertas quentinhas, no entanto, para quem tem o chão como cama, o frio é visto como um grande inimigo. 

Diante disso, a Prefeitura de Artur Nogueira, através da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, intensificou as ações em prol dos moradores em situação de rua. Após parceria, essa população poderá se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação.

A fim de oferecer um atendimento humanizado e eficiente a esses munícipes, a secretaria de Assistência Social esteve reunida na tarde desta terça-feira (27) com o Fundo Social, e com as secretarias de Saúde e Segurança, além do CREAS e representantes da Comunidade Vida Melhor e Ministério Mevam. 

Para proteger os moradores vulneráveis das noites frias, a Secretaria informou que, a partir desta quarta-feira (28) até o dia 06 de agosto, eles poderão se abrigar na Igreja Ministério Mevam, localizada na Rua João Luiz Machado, nº 333, Bela vista, onde passarão as noites com conforto. 

O titular da pasta Amarildo Boer agradece as parcerias firmadas. “A igreja foi gentilmente cedida pelo pastor Paulo Ferreira, onde oferecerá toda estrutura em parceria com a Prefeitura. Agradecemos imensamente ao Ministério Mevam e a comunidade Vida Melhor pela sensibilidade e pelo acolhimento desses moradores durante esses dias de frio”, destaca.  

AÇÕES INTENSIFICADAS

A secretaria alerta que, caso a população encontre alguma pessoa em situação de rua, deve entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), pelos telefones (19) 3877-2353 ou 153. A solicitação pode ser anônima e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Em seguida, a GM acionará a equipe de assistência social, na pessoa do ativista social Jhone Santos, que fará a abordagem e encaminhará o morador ao abrigo. O prefeito Lucas Sia (PSD) explica que além da proteção contra o frio, serão distribuídos kits de roupas, compostos por blusas, meias e cobertores. Haverá ainda alimentação reforçada e, caso a pessoa tenha animais, os mesmos também serão acolhidos com alimentação e estrutura necessária.

“Essas ações reafirmam o compromisso da gestão municipal de abrigar a população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Queremos zelar pela segurança e bem-estar desses moradores, que merecem ser tratados com dignidade e respeito. Ao chegarem aos abrigos, os acolhidos terão acesso a refeições, banheiros e cuidados com higiene, além de receberem atendimento social”, reforça.

POPULAÇÃO PODE AJUDAR

A primeira-dama Simone Sia Rissato ainda destaca que a ajuda da população continua sendo bem-vinda. “Quem puder doar cobertas, roupas, qualquer tipo de agasalho, entre em contato conosco porque ninguém é tão pobre que não possa doar, nem tão rico que um dia não precise receber. Vamos aquecer o próximo nesse inverno”, pontua. 

Os interessados em ajudar podem contatar a secretaria de Assistência Social por meio dos telefones (19) 3827-9700 – ramais 9321, 9727, 9376 e 9378. As doações também podem ser entregues no Núcleo Administrativo, situado na Rua Nossa Senhora das Dores, Nº 629, no Centro.

Relacionadas