Depois do Outubro Rosa Artur Nogueira abraça Novembro Azul

O principal foco da secretária de Saúde é incentivar os homens a participarem das ações de prevenção contra o câncer de próstata, nos PSF’s da cidade haverá Palestras, conforme profissionais descritos na nossa tabela

Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em Outubro, agora é a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens, principalmente a prevenção ao câncer de próstata. Até o final deste mês, as equipes de atenção primária e a secretaria de Saúde do município realizarão várias atividades para reforçar a Campanha Novembro Azul. Dia 17 foi escolhido para Celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A Campanha Novembro Azul é lembrada no mundo todo como uma forma de combater ao câncer de próstata. Com conscientização e serviços voltado à população masculina, a Prefeitura pretende levar maiores informações sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção. Haverá um mutirão que atenderá 100 pacientes para avaliação médica com Urologista, incluindo encaminhamento á aqueles que precisarem de cirurgia.

Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública o primeiro atendimento deve ser feito através UBS, geralmente o 1º exame solicitado pelo médico da Unidade é o chamado PSA, caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do toque retal e posteriormente de ultrassom  de próstata. O encaminhamento para o urologista é também  feito através  da UBS .

As Unidades de Saúde neste mês de novembro, devido a campanha, estarão com ações de conscientização e serviços intensificados. A prefeitura  aproveita as ações contra o Câncer de próstata para alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde. Alertar e incentivar os homens a participar de ações que promovam a prevenção contra  doenças é o foco da secretaria de Saúde. Os horários relacionados aos PSF’s, são horários em que acontecerão palestras de profissionais ligados ao assunto e de extrema importância. Aproveite o momento para ter o máximo de informações e poder se prevenir.

Lembrando que é necessário procurar a secretaria de Saúde para o pré-exame.