Defesa Civil realiza Operação Estiagem 2018

As ações e recomendações serão realizadas durante todo o período de estiagem, é importante que a população colabore e fique atenta

O período de estiagem começará na terça-feira, dia 01 de maio, e vai até o dia 30 de setembro. A Defesa Civil de Artur Nogueira realizará ações na cidade com o objetivo de conscientizar a população e prevenir possíveis situações de risco, típicas do período de seca. Haverá um monitoramento da umidade relativa do ar, que nada mais é a quantidade de água na forma de vapor presente na atmosfera, para assim nortear as ações realizadas.

“A umidade relativa do ar é mais baixa nessa época do ano, principalmente no final do inverno e no inicio da primavera, no período da tarde, entre meio dia e 16h, é muito importante a população ficar atenta”, explica José Vieira, Diretor da Defesa Civil. As ações se dão porque a baixa umidade do ar potencializa incêndios em pastagens e florestas, além de trazer algumas consequências para a saúde. Complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são alguns exemplos do resultado do período de estiagem.

É muito importante a participação da população para evitar possíveis situações de risco. Pequenas atitudes podem evitar grandes estragos: não realizar nenhum tipo de queimada, não descartar fósforos ou cigarros as margens da rodovia ou em locais propícios a proliferação do fogo, não soltar balões e evitar acender fogueiras. Quando houver fumaça e fogo, acione o Corpo de Bombeiros imediatamente, ou Polícia Municipal.

É possível acompanhar todos os dados meteorológicos de Artur Nogueira por meio do site da CIIAGRO. Cuidados devem ser tomados quando a umidade relativa do ar estiver entre 21 e 30%, estado de atenção:

– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 15h.

– Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, rega de jardins, etc.

– Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, áreas vegetadas, etc.

–  Consumir bastante água.

 

Entre 12 e 20%, estado de alerta:

–  Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16h.

–  Evitar aglomerações em ambientes fechados.

–  Hidratar com soro fisiológico olhos e narinas.

 

Abaixo de 12%, estado de emergência:

–  Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.

– Suspender atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, como aulas e cinemas, entre 10 e 16h.

– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais, etc.

 

Asscom

 

 

 

 

Relacionadas