Covid-19: Artur Nogueira recebe 666 doses da Pfizer/BioNTech

Vacinas serão aplicadas em profissionais da educação de 18 a 44 anos, em grávidas e puérperas sem comorbidades, e em PDC

Artur Nogueira recebeu, nesta quinta-feira (10), uma nova remessa dos imunizantes contra a Covid-19. Desta vez, foram enviadas ao município 666 doses da vacina Pfizer/BioNTech. Essa é a primeira vez que a cidade recebe doses da fabricante americana. Os imunizantes foram retirados pela Secretaria de Saúde no Departamento Regional de Saúde VII (DRS-7), em Campinas.

As vacinas da Pfizer geralmente são destinadas a capitais ou municípios próximos por possuírem especificidades em seu armazenamento. As baixas temperaturas exigidas para garantir a eficácia das doses exigem atenção especial na distribuição. Após aprovação da Agência Nacional de Saúde (ANVISA), o período de armazenamento foi ampliado de cinco para 31 dias, com temperatura de 2º a 8ºC.

Segundo a pasta, os imunizantes serão utilizados para a aplicação da 1ª dose em profissionais da educação de 18 a 44 anos, cuja imunização será iniciada nesta sexta-feira (11), das 9h às 11h, na tenda drive-thru, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti. As doses também serão usadas em grávidas e puérperas (de até 45 dias) sem comodidades e maiores de 18 anos, e em pessoas com deficiência grave (PDC).

Por ser uma vacina que requer particularidades no armazenamento, a vacinação com a Pfizer em Artur Nogueira ocorrerá somente das 8h às 11h, e exclusivamente no sistema drive-thru.

Desde que a vacina começou a ser distribuída no Estado, Artur Nogueira havia recebido 21.657 doses. Com a nova remessa, o número subiu para 22.323. Até esta quinta-feira (10), um total de 11.519 pessoas já tinham sido vacinadas na cidade.

Como se vacinar?

Vale lembrar que para receber a vacina no sistema drive-thru ou a aplicação da 2ª dose, não é necessário agendamento. 

No entanto, a aplicação da 1ª dose nas salas de vacina requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelos telefones da UBS Terezinha Vicensotti (3877-2146) e Espaço Mãe e Filho (3877-3751).

A Secretaria de Saúde do município orienta ainda que, antes da aplicação da dose nas salas vacina ou no sistema drive-thru, o munícipe realize um pré-cadastro, junto ao site Vacina Já, a fim de acelerar o processo da imunização. 

No dia da vacina, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência, CPF, e, principalmente, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Relacionadas