Centro de Apoio de Triagem ao Covid-19 começa a funcionar em Artur Nogueira

Unidade faz parte do plano de ação contra a pandemia, elaborado pela Prefeitura em março de 2020

Começou neste sábado (18) o atendimento no Centro de Apoio e Triagem ao Covid-19 em Artur Nogueira. Desenvolvido pela Prefeitura de Artur Nogueira, através da secretaria de Saúde, o setor tem como objetivo dar mais celeridade e segurança aos pacientes, além de desafogar o atendimento nos PSFs. A Unidade faz parte do plano de ação contra a pandemia, elaborado pela Prefeitura em março de 2020.

Sandra Banin Gaido, secretaria de Saúde, afirma que o centro está funcionando de maneira muito fluida, e que isso é resultado de muita dedicação. “Quero agradecer aos profissionais das secretarias de saúde, obras e administração, setor de compras, que não mediram esforços para deixar esta estrutura equipada para receber a nossa querida população”, exclama Sandra.

Como surgiu o Centro de Apoio?

Desde de 18 de março foi implantado protocolo específico de atendimento e triagem para os casos de síndromes gripais e as Unidades de Saúde da Família tiveram adaptação para o isolamento e acompanhamento dos casos, tudo conforme previsto nos Planos de Contingência vigentes e protocolos e rotinas do Ministério da Saúde.

Cabe destacar que o Centro de Apoio e Triagem – COVID-19 faz parte do mencionado Plano do Município, sendo que o local a ser implantado, diante das recomendações seria no Centro de Especialidades, por conter laboratório e exame de imagem -RX.

Sandra explica que tudo foi programado pela Secretaria de Saúde, e até a melhor época para que o início dos trabalhos do centro de Apoio foi pensado. “Tendo em vista a evolução da Pandemia de Covid19 em nossa região e cidades vizinhas e o aumento da demanda de atendimentos de síndromes gripais e levando-se ainda em consideração, a estação de inverno, onde aumenta os casos de sintomas gripais ou problemas relacionados ao sistema respiratório, muito comuns nesta época do ano, após análise dos profissionais técnicos, houve por bem implantar o Centro de Apoio e Triagem ao COVID-19, medida preventiva que se faz necessária a fim de resguardar os atendimentos de rotina das unidades de Saúde”, explica a secretaria.
O benefício para a população será muito grande. Quem afirma isso é a própria secretaria de saúde. “O Centro de Apoio e Triagem Covid-19, em muito beneficiará nossa população, que contará com equipe de profissionais da saúde voltados exclusivamente a esse atendimento em local com estrutura preparada para triagem e atendimento de síndromes gripais e outros casos respiratórios vulneráveis e de maior gravidade, conforme as normas técnicas e adoção de medidas, a fim de se reduzir riscos à população e exposição dos profissionais de saúde”, completa.

O Centro de Apoio e Triagem ao Covid-19 ficará na Rua Dr. Fernando Arens, 939, esquina com a Rua Francisco Cabrino, dando início nas atividades do antigo Pronto Socorro.

Relacionadas