Carnartur elege a primeira mulher trans da cidade como Musa do Carnaval 2020

Cissa Martins é considerada um símbolo da folia em Artur Nogueira.

 

Em uma decisão inédita, a organização do CARNARTUR  nomeou Cissa Martins como sua Musa do Carnaval 2020. Moradora da cidade, Cissa desfila no carnaval nogueirense há 30 anos e é considerada por muitos foliões como um dos símbolos e destaques da festa.

Anunciada durante esta semana, a resolução oficial desta nomeação ressalta, entre outras justificativas, que Cissa Martins é uma das figuras que personificam esta festa popular e democrática que é o carnaval. A história da nova Musa se funde com a de tantos outros da comunidade LGBTQ+ e é marcada pela busca pessoal por sua identificação sexual, sua redesignação sexual e a retificação de seus documentos. Cissa é a primeira mulher trans da cidade de Artur Nogueira a obter seus novos documentos oficiais, reconhecendo sua nova identificação de gênero.

A escolha de Cissa representa um marco histórico para a cidade, na data em que o evento completa 90 anos – um reflexo do respeito e aceitação da sociedade, que se manifestou a favor desta escolha.

Cissa Martins está sendo duplamente homenageada. O bloco Shanas Tchikiniras, formado apenas por homens e que desde o ano passado decidiu reverenciar mulheres ilustres da cidade, em 2020 desfila sob o tema “Cissa! A primeira vingadora”.

“Estou com o coração a mil e muito feliz em ver todas estas pessoas me prestigiando”, afirmou a Musa do Carnaval. “Me aguardem!”.

O Carnatur é o evento oficial e gratuito do Carnaval de Artur Nogueira, que costuma atrair foliões de cidades vizinhas durante suas cinco noites de duração. A festa começa hoje, sexta-feira (21), com os Filhos da Vaca, destinado às crianças. No sábado (22) e segunda-feira (24) passam pela avenida a Banda Louca, com os blocos animando a folia e concorrendo a premiações. Já no domingo (23) e terça (25) são os dias do tradicional Bloco da Vaca, aberto à participação de todos, realizar os desfiles mais esperados, empolgando os participantes e agitando a festa. Depois dos desfiles, todas as noites serão encerradas com apresentações musicais no palco do evento.


Relacionadas