CAPS de Artur Nogueira reforça atendimento humanizado

Conheça os profissionais e serviços prestados no Centro de Apoio Psicossocial 

A Prefeitura de Artur Nogueira está reforçando o atendimento humanizado na área da saúde mental. Através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), o Poder Público Municipal consegue suprir a demanda da parcela da população nogueirense que não possui acesso a tratamentos psicológicos, oferecendo serviços de qualidade.

Contando com duas assistentes sociais à frente do Centro de Apoio, o processo de triagem para iniciar o acompanhamento psicológico fica sob a responsabilidade de Maria Neusa e Regiane Rei Repache. Elas contam que há 3 anos, o paciente que necessitasse de internação era encaminhado para Americana (SP), Amparo (SP) ou Campinas (SP). Mas, comemoram que, agora, é possível realizar todo o tratamento em um Posto de Saúde Familiar (PSF) do município. 

Atualmente, com o apoio mantenedor da Prefeitura de Artur Nogueira, o CAPS trabalha com uma equipe especializada e capacitada. Ao todo são 3 psiquiatras, 5 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional,1 enfermeira, 2 assistentes sociais, 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de limpeza e 1 recepcionista. Segundo a coordenação, a maioria dos pacientes atendidos busca tratamento para ansiedade, síndrome do pânico e depressão leve, moderada ou grave. 

O atendimento é feito de maneira individual ou em grupo. Ao dar início ao tratamento especial, o paciente é direcionado ao especialista que melhor se encaixa em cada necessidade, seja psicólogo, psiquiatra, enfermeiro ou educador. Além disso, com o auxílio de gestores municipais, o CAPS atende o grupo de dependentes químicos e alcoólicas, e um grupo de apoio familiar. 

Para atender a demanda de crianças, especialmente aquelas que enfrentam problemas familiares ou escolares, é formado um grupo que os coordena por idade e gravidade de cada caso. Jovens, mulheres e pais também recebem um cuidado especial, recebendo todo apoio necessário com tratamento e acompanhamento psicossocial.

Priscila Risse, psicóloga do CAPS, afirma que, com a pandemia, os acompanhamentos em grupo deixaram de acontecer. “Antes, era toda semana. Agora, a depender da gravidade do paciente, o atendimento é semanal ou quinzenal e individualizado”, acrescenta.

ALGUNS ESPECIALISTAS

Entre os especialistas, encontra-se a psicóloga Isabela Ribeiro da Silva, que atua no CAPS desde 2015, atendendo jovens de 15 anos em diante que fazem parte do grupo de dependentes de álcool e drogas. 

Além dela, a equipe conta com a Érica Regina de Castro, que também é psicóloga do Centro de Apoio há três anos. Diferente da colega de profissão, Érixa auxilia uma faixa etária mais nova, os adolescentes entre 12 e 14 anos, além de alguns adultos. 

E, completando o time de psicólogas, Priscila Vanessa Risse atende pacientes de 12 anos em diante. 

Outra profissional capacitada e conhecida pelos munícipes é a enfermeira Patrícia de Gusmão. A profissional colabora com o atendimento humanizado no CAPS há aproximadamente 11 anos.

Diante de uma equipe completa e com funções bem definidas, a assistente social Maria Neusa ressalta que os pacientes não precisam ter idade limite para iniciarem o tratamento psicológico. “Atendemos desde crianças até idosos. Em cada faixa etária fazemos um acompanhamento específico e completo”, conta.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CAPS

  • Acompanhamento psicológico ao grupo de AD (álcool e drogas)
  • Demanda espontânea (quando o paciente decide fazer o tratamento voluntariamente)
  • Apoio médico psiquiátrico
  • Equoterapia (tratamento em conexão com a natureza)
  • Acompanhamento familiar
  • Visita domiciliar
  • Avaliação das famílias com problemas neuropsicológicos
  • Assistência com educador
  • Internações
  • Terapia ocupacional
  • Convênio com a comunidade pastoral do pastor Cristiano (interna somente pessoas do sexo masculino)

Frisando, em decorrência da pandemia, todos os atendimentos em grupo estão suspensos. Por isso, cada paciente está sendo recebido individualmente em cumprimento às orientações e aos protocolos sanitários.

O CAPS atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas. Interessados em marcar consultas, agendamento médico ou exames, podem se dirigir à Rua João Bombom, S/N – Centro, Artur Nogueira – SP, ou ligar para o telefone (19)3877-1054.

Relacionadas