Artur Nogueira vai vacinar contra Covid-19 pessoas com comorbidades e deficiência de 50 a 54 anos

Imunização ocorrerá no drive-thru e no Espaço Mãe e Filho, das 9h às 11h e das 13h às 14h, nesta sexta (14) e segunda-feira (17); saiba mais 

Artur Nogueira contará com tenda drive-thru para a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades e/ou com deficiência permanente (BPC) de 50 a 54 anos nesta sexta-feira (14) e na próxima segunda-feira (17). Para comprovar as doenças pré-existentes, será necessário apresentar carta médica e/ou exames e receitas. Serão vacinados somente aqueles que possuem comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (veja lista abaixo).

As vacinas também estarão disponíveis para a 1ª dose aos grupos que já foram liberados a se vacinar e ainda não compareceram aos postos, tais como pessoas com comorbidades e deficiências de 55 a 59 anos e idosos maiores de 60 anos. A Secretaria de Saúde do município orienta que, antes da aplicação da dose nas salas de vacina ou no sistema drive-thru, o munícipe realize um pré-cadastro, junto ao site Vacina Já, a fim de acelerar o processo da imunização. 

A aplicação dentro do carro acontece das 9h às 11h e das 13h às 14h, em uma tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. As doses contra o coronavírus também estarão disponíveis para essa população na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, a partir de sexta-feira (14) das 9h às 11h e das 13h às 14h, e mediante agendamento.

COMORBIDADES RECONHECIDAS

– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndrome coronariana
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardopatias
– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão artéria estágio 3
– Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
– HIV

AGENDAMENTO E PRÉ-CADASTRO

Vale lembrar que para receber a vacina no sistema drive-thru ou a aplicação da 2ª dose, não é necessário agendamento. No entanto, a aplicação da 1ª dose nas salas de vacina requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelos telefones da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti (3877-2146) e Espaço Mãe e Filho (3877-3751). 

Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

No dia da vacina, além dos comprovantes das comorbidades, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência, CPF, e, principalmente, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Gustavo Temponi

Relacionadas