Artur Nogueira marcha contra o abuso e exploração da criança e do adolescente

A marcha reuniu vários órgãos engajados em trabalhos sociais com as crianças e adolescentes do município

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Artur Nogueira, a marcha, promovida pela prefeitura por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, reuniu cerca de 300 pessoas nesta sexta-feira (18) pela manhã. O movimento teve início em frente a escola Severino Tagliari, passando pela Avenida 15 de Novembro, com duas apresentações das crianças e adolescentes no ponto final, encontro da Avenida 15 de Novembro com a  Rua Dr. Adhemar de Barros.

Participaram da marcha o Conselho Tutelar, Casa do Caminho, AJA (Associação Jovem Aprendiz), APAE, Iefan (Instituição Evangélica Filadélfia de Artur Nogueira), secretaria de Educação, escola Armando Falconi, escola Severino Tagliari e os setores de assistência social: CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); Serviço de Convivência. “Hoje é uma data importante para ressaltarmos a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra a criança e o adolescente”, relata Viviane Vicentin Miollo, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Viviane comenta ainda que os índices infelizmente estão aumentando, mas que graças ao trabalho desenvolvido por meio das campanhas as crianças e adolescentes estão tendo coragem de denunciar. “É um momento significativo”, completa a secretária.

O trabalho em conjunto com a Educação e o Conselho Tutelar é fundamental. “Combatemos todos os dias a exploração da criança e do adolescente em nossas escolas, devemos cuidar deles e dar a atenção necessária sabendo ouvi-los, afinal eles são o bem precioso que o nosso município tem”, ressalta a secretária de Educação Elaine Vicensotti Boer. Alice Gomes Paulino, Conselheira Tutelar e representante do Conselho Tutelar de Artur Nogueira na marcha, relata que “existe o abuso e é de extrema importância a conscientização para que haja a denúncia”. Ela ainda explica que o abuso não diferencia meninos, meninas e classes sociais. “O trabalho que vem sendo desenvolvido em nosso município está de parabéns, mas é preciso mais. Vamos trabalhar para fazer um movimento maior no ano que vem para continuar cuidando bem de nossas crianças”, relata o Prefeito Ivan Vicensotti.

Denuncie nos telefones:

Disque 100