Alunos da rede Municipal visitam editora de livros em Americana

Projeto realizado em parceria entre Prefeitura e editora proporciona aos alunos da rede Municipal a experiência de ver o “nascimento” de um livro

 

O mês de Agosto tem sido diferente para os alunos do 5º ano da rede municipal de ensino. Além de receberem um novo material didático, que irá auxiliar alunos, pais e professores a trabalharem problemas como o Bullying, as crianças das escolas municipais realizaram uma visita ao local onde os livros foram produzidos e puderam acompanhar todo o processo; desde a ideia, até a impressão do material.

Para a Secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer, “é muito gratificante poder proporcionar esse momento para cada aluno município. O livro é algo mágico, e quando a criança  pega somente o livro lá na escola, ele olha, lê, e até entende a história, mas ele não sabe como é que o livro chegou até ele. Então, ele conhecer esse mundo mágico de como se faz um livro, qual é o procedimento do escritor, editor, ilustrador, a gráfica em si, faz toda a diferença na hora em que ele pegar o livro; valoriza mais àquele material. E poder pegar esse livro, e levar pra casa é um momento único, que eu tenho certeza de que eles jamais irão esquecer”.

Professora da Rede municipal de Artur Nogueira já a 18 anos, Suzete Steiger diz estar encantada com a visita. “eu vejo pela carinha deles o quanto eles amaram. É muito válido eles virem visitar e ver como é feito o livro, conversar com as pessoas que produzem, é muito bom, traz para eles uma experiência incrível. Além disso, é a primeira vez que vejo o prefeito acompanhar as  crianças numa visita, é uma proximidade muito boa, muito válida, para elas poderem ver que são iguais ao prefeito”.

Aluna da escola EMEIF Professora Aparecida dias dos Santos, Sabrina Chaves conta como foi o dia especial na editora. “Eu aprendi sobre o escritor Rubem Alves, ganhei livros e pude desfrutar mais sobre a leitura. Ainda aprendi muito mais, sobre o que é feito aqui na editora, como são feitos os livros, as máquinas que eles usam. E aprendi que o livro te ajuda; ele te faz expressar as suas emoções. É muito incrível ter vindo aqui hoje, porque eu não conhecia uma editora e eu fiquei muito feliz de ter vindo”, comemora Sabrina.

E ela continuou dizendo, “aqui é muito colorido, muito divertido e vai ficar pra sempre na minha memória, quando me perguntarem eu vou dizer: Já fui numa editora de livros”.

Silvio Codogno, representante da Editora Adonis, destaca que ficou impressionado com parceria realizada. “Eu estou nesta editora desde o início, e posso dizer que nunca havíamos vivenciado algo como o que estamos observando com Artur Nogueira. A prefeitura, junto com a secretaria de Educação, saíram na frente em relação a outros municípios com a imersão deste projeto”.

Sobre a visita do prefeito junto com as crianças, Sílvio diz ainda ter ficado surpreso. “Quando recebi o comunicado da secretária de Educação, informando que o prefeito Ivan também viria visitar o processo, junto com as crianças, eu imaginei que ele ficaria dois ou três minutos e já iria embora. Mas não! Foi diferente! Ele veio junto com as crianças no ônibus; está acompanhando todo o processo ao lado delas. E posso afirmar, que isso é algo inédito, pois sou eu quem faço esse elo entre editora e as Prefeituras, e nunca vi isso acontecer em nenhum outro lugar”.

O Prefeito Ivan Vicensotti, também comentou a visita. “É uma felicidade muito grande poder proporcionar isso para as crianças, e parabenizo a secretária de Educação e também as professoras e coordenadoras  que me apresentaram esse trabalho sério e muito bem feito por toda a equipe. Porque sabemos que a educação é a base fundamental para a construção de um futuro melhor, e poder proporcionar um dia diferente para esses alunos é motivo de muita alegria”.

Relacionadas