ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM MEDALHAS POR PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA

Entrega aconteceu na manhã desta terça-feira no Salão Paroquial João Paulo II

Na manhã desta quarta-feira (13), aconteceu a entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) aos alunos da rede municipal de ensino. A entrega aconteceu no Salão Paroquial João Paulo II e contou com a presença de autoridades, professores, gestores e familiares.

A OBA e a MOBFOG acontecem anualmente através da Agência Espacial Brasileira e é organizada por uma Comissão de Astrônomos e Engenheiros pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira. É realizada com alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil.

O objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, assim como promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa mobilizando os alunos, professores, coordenadores, diretores e familiares.

As provas são realizadas em 4 níveis distintos: Nível I – Alunos de 1º ao 3º anos; Nível II – Alunos de 4º e 5º anos; Nível III – Alunos de 6º ao 9º anos; e, Nível IV – Alunos de Ensino Médio. Os conteúdos das provas são compatíveis com os abordados nos livros didáticos e no planejamento anual das escolas e é feita online.

Após a realização das avaliações, os alunos com as maiores notas são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e os demais recebem certificados de participação. Para a secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer, é uma maneira de incentivar e despertar nos alunos o interesse pelo assunto. “No início, nós recebíamos cerca de 20 ou 30 medalhas. Hoje foram entregues 150! É um orgulho imenso ver o crescimento deste projeto. Parabéns à toda equipe”, disse Elaine.

Além da olimpíada, acontece paralelamente a Mostra Brasileira de Foguetes que tem por objetivo o estímulo à astronomia física com a construção e lançamento de foguetes que os alunos constroem em parceria com suas famílias e professores. Também é classificada por níveis conforme a faixa etária dos alunos.

O Prefeito Ivan Vicensotti também esteve presente e ajudou na entrega das medalhas. “É nítido a satisfação das crianças e dos pais ao receberem as medalhas. Nossa secretaria de Educação tem feito um ótimo trabalho e para ver isso basta olhar o sorriso de cada aluno ao ver seu esforço sendo reconhecido”, declarou o Prefeito.